Medicina Chinesa
A Medicina Chinesa, documentada desde há 5 mil anos, realiza o diagnóstico através de um principio energético do organismo. A consulta consiste na entrevista clínica e na observação da língua, e dos pulsos aos quais servem de meios de diagnostico.
Após o diagnóstico energético o plano de tratamento consiste na aplicação de agulhas filiformes em pontos especificos do organismo , com os seguintes beneficios para a saúde:
- redução da dor;
- redução da inflamação;
- Estimulação do sistema imunitário;
- Relaxamento muscular;
- Sensação de bem estar;
Indicações
- Foro locomotor: dores articulares, dor de costas, dor lumbar, dor ciática, lesões musculares, entorses,…
- Foro psicológico : depressão,esgotamento nervoso, ansiedade, stress, insónia, medos, fobias,
- Foro neurológico : recuperação de doenças neurológicas como o AVC, Paralisia facial
- Foro imunológico: infeções de repetição
- Foro dermatológico: psoriase, dermatite
- Outras : deixar de fumar, excesso de peso
A Medicina Chinesa engloba outras temáticas como o tuína, a fitoterapia, dietética e auriculoterapia. O tuina consiste na massagem terapeutica, com o objectivo de estimulação de pontos de acunpuntura, visando corrigir o desequilibrio fisiológico do organismo e de alcançar efeitos curativos.
A fitoterapia,é um ramo terapêutico da medicina chinesa, baseado nas virtudes das plantas medicinais, são preparados de plantas chinesas, equilibradas sem produzirem efeitos secundários para o organismo.
A dietética, consiste no aconselhamento alimentar de forma a potenciar o equilibrio do organismo, perante o problema energético do paciente.
Acupunctura
Acupunctura é uma das técnicas milenares da Medicina Chinesa.
O seu objectivo é restabelecer o equilíbrio energético, promovendo a auto-cura do organismo de uma forma natural, sem o risco de efeitos secundários por vezes associados ao uso de agentes químicos.
Além de ser uma técnica que pode curar a grande maioria das doenças, tem-se revelado um óptimo complemento dos tratamentos alopáticos da medicina ocidental.
Alguns dos tratamentos mais comuns são:
- lombalgia (dores nas costas)
- cervicalgia (dores no pescoço)
- hérnias
- artrite/artrose
- ciática
- AVC
- problemas menstruais/ginecológicos
- insónia
- hemiplegia
- enxaqueca/dores de cabeça
- ansiedade
- depressão
- cansaço/stress
- vertigens
- reumatismo
- asma, gripe, sinusite
- infertilidade (masculina e feminina),
- osteoporose
- preparação para o parto
- etc.
Tui Na
Sistema terapêutico orientado pelos fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa que utiliza manipulações para estimular pontos ou áreas específicas no corpo, com o objectivo de alcançar o equilibrio fisiológico e respectivos efeitos curativos.
O termo “tuina” significa “empurrar e agarrar”. A massagem tuina é uma técnica específica da Medicina Tradicional Chinesa, e não se confunde com a massagem comum:
Só é executada depois de um diagnóstico .
Visa restabelecer desequilíbrios energéticos e não apenas um relaxamento muscular (ou seja, visa curar, ou contribuir para curar, doenças).
Inclui técnicas de manipulação capazes de corrigir quadros patológicos caracterizados por incorrecta posição articular.
A massagem tuina é aplicada nos mesmos pontos e ao longo dos mesmos meridianos que são usados em acupunctura, embora o terapeuta possa também julgar conveniente massajar toda uma zona do corpo.
Ela incide sobretudo na circulação do chi (energia) e no Sangue – nutrindo e protegendo, dispersando, tonificando e harmonizando. O processo pelo qual a Tui Na reforça o qi, incide nas suas funções de formação e de circulação, e deste modo de controlo do Sangue.
A fim de exercer melhor a acção curativa na aplicação da prática clínica, as manipulações de Tui Na devem ser realizadas pelos princípios de MTC de diferenciação de síndromes para decidir o tratamento, que refere a aplicação de diferentes manipulações para diferentes síndromes.
Além disso, devemos salientar que o bom resultado do tratamento pela massagem será grandemente melhorado por um positivo relacionamento entre o profissional e o paciente.
No tratamento pela massagem, é necessário haver estreita coordenação entre ambos. Isso é particularmente verdadeiro para certas doenças em que o paciente deve ser submetido a um prolongado programa de automassagem e exercícios como acompanhamento do tratamento profissional.
Acordos disponíveis nesta especialidade:
![]() |