Shiatsu

Com origem no Japão, é um sistema terapêutico com um método de cuidados de saúde preventiva e que aumenta a vitalidade , alivia a fadiga e estimula a capacidade de cura natural, aplicando pressão em pontos-chave do corpo.

shiatsu_2

O Shiatsu oferece uma forma de se tornar consciente do seu corpo e cuidar dele … de maneira a colocar a saúde nas suas mãos. Pode usar-se o Shiatsu como uma base diária para se manter em contacto com o próprio corpo, melhorando a sua saúde, aparência e aptidão física, com paciência e disciplina.

Quando estamos com dor ou dormência, a nossa resposta instintiva é esfregar ou pressionar a área que nos incomoda. Mesmo esta simples acção estimula , de certa forma, o funcionamento natural dos sistemas do corpo.

Aplicada de forma sistemática , vai activar a capacidade de cura natural do corpo e permitir o reequilíbrio fisiológico na área problemática . Embora a resposta natural seja pressionar, amassar ou comprimir a área afectada, a maioria das pessoas hoje em dia são mais propensas a ignorar o seu desconforto ou a tomar medicação.

Shiatsu_1

O tratamento consiste em pressão aplicada com as pontas dos polegares e dedos e as palmas das mãos em pontos específicos da superfície do corpo. Tradicionalmente esses pontos foram chamados tsubos em japonês e pressioná-los traz alívio , como os nossos antepassados descobriram instintivamente.Os tsubos correspondem aos músculos, ossos , vasos sanguíneos , nervos, vasos linfáticos e glândulas do sistema endócrino. Pressionando estes pontos estimula não só a pele e alivia a rigidez muscular, mas também regula o sistema nervoso , auxilia a digestão , estimula o sangue e a linfa. Os antigos chineses, através da observação e da experiência, desenvolveram um sistema de diagnóstico e tratamento com base em cerca de setecentos pontos do corpo e as linhas de meridianos do fluxo de Ki que os conectam.

Um método importante de tratamento foi o da acupunctura, onde as agulhas foram inseridas em pontos ao longo dos meridianos para corrigir o fluxo de energia. O conhecimento veio para o Japão há mais de mil anos atrás, e no século XVIII , os praticantes da massagem tradicional japonesa , ou anma , incorporaram esse conhecimento na sua técnica.

shiatsu_3

Na década de 1920 , Tokujiro Namikoshi estabeleceu Shiatsu como um sistema terapêutico integrado com a anatomia e fisiologia moderna , cunhando a palavra Shiatsu , literalmente “pressão com os dedos” , para descrever o seu sistema.

A essência do Shiatsu reside na utilização das mãos para o diagnóstico e tratamento. A sensibilidade adquirida por um terapeuta experiente permite-lhe distinguir as diferenças de temperatura e rigidez , ambos indicadores do estado geral do corpo . O tipo, a intensidade e duração da pressão é então ajustada às necessidades específicas de cada região do corpo e cada indivíduo.

shiatsu_4

Esperamos que o Shiatsu se torne uma parte essencial e agradável do seu quotidiano , que lhe permita alcançar um entendimento mais profundo do seu corpo e da sua capacidade de recuperação natural e que o Shiatsu o sirva , assim como ele tem servido tantos outros.

Especialidades

Osteopatia

Horários
Seg. a Sex. 9h - 13h > 14h - 20h
Sábado 9h - 13h
Contactos
Tel/Fax: 21 225 15 00
Telm: 96 851 43 29
Instalações
Últimas Notícias