Osteopatia

A osteopatia é uma medicina alternativa, com diagnóstico e avaliação específicas, abordando as disfunções de mobilidade articular e tecidular.

O termo Osteopatia, etimologicamente tem origem no Grego Osteon (osso) e Phatos (efeitos vindo do interior). A Osteopatia é então um termo correto que significa a influência da doença, suas causas e seus tratamentos manuais, e, não como se pensa, uma patologia do osso.

A Osteopatia está baseada na anatomia, na fisiologia, biomecânica e semiologia, não deve ser considerada esotérica e sim cartesiana, não há receitas, mas sim um tratamento que se baseia no exame clínico e na história clínica do paciente.

É um sistema de avaliação e tratamento, com metodologia e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático) com o objectivo de restabelecer a mobilidade perdida e dar o equilíbrio que necessita o sistema musculo-esquelético, visceral e sacro-craneano, mantendo a elasticidade do tecido conectivo em todos os seus sistemas, sistemas estes alterados pelo sedentarismo, más posturas, esforços intensos, estilo de vida, stress, etc.

A osteopatia apresenta diferentes especialidades:

Osteopatia Estrutural

É a especialidade da osteopatia que trata as alterações musculo-esqueléticas, ou também chamados desajustes mecânicos das articulações. A perda de mobilidade de uma ou várias articulações provocam desequilíbrios no organismo, podendo causar dor e diferentes patologias.

Indicações : dores coluna (cervical, dorsal e lombar), dores musculares, dores nas articulações, torcicolos, entorses ( tornozelo),…

Osteopatia Visceral

As vísceras apresentam uma grande distribuição do sistema vegetativo (ortosimpático e parasimpático), que podem estar alterados quando está perturbado o bem estar físico, social e psicológico do paciente. Nesta perpesctiva a osteopatia pretende corrigir estas alterações do funcionamento e mobilidade do órgão de forma a estabelecer o equilíbrio entre o equilíbrio entre os sistemas simpático e parasimpático.

Indicações: Gastrites, refluxo gastro-esofágico, colón irritável, hepatomegalias, prisão de ventre, pancreatite, …

Osteopatia craniana

A Osteopatia Craniana tem sido usada com sucesso na ajuda de problemas tais como melhoria de todo o funcionamento do sistema nervoso central, eliminação de efeitos negativos de stress, depressão, fadiga crónica, alterações do nível de atenção, sinusite, tonturas, zumbidos, enxaquecas, cefaleias, dores de cabeça, torcicolos de repetição, problemas viscerais, disfunção da articulação temporo-mandibular, problemas de olhos, hiperactividade, etc.


As diferentes especialidades da Osteopatia, quer sejam estruturais, visceral ou craniana, permitem-nos, após um diagnóstico preciso, ter um amplo leque de possibilidades na hora de executar um tratamento distinto e personalizado a cada paciente.
A validade da Osteopatia é tão concreta que é recomendada e incentivada pela OMS (Organização Mundial de Saúde).


No Centro Médico e Dentário Dr. Sousa Pinto, a Osteopatia está a cargo do Fis. João Pinto


Acordos disponíveis nesta especialidade:

logo
Especialidades

Osteopatia

Horários
Seg. a Sex. 9h - 13h > 14h - 20h
Sábado 9h - 13h
Contactos
Tel/Fax: 21 225 15 00
Telm: 96 851 43 29
Instalações
Últimas Notícias